Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

Conselho do BCE atualiza estratégia de política monetária

30 de junho de 2025

  • O Conselho do BCE confirma o objetivo simétrico de 2% para a inflação a médio prazo.
  • A simetria exige uma resposta adequadamente vigorosa ou persistente da política monetária a grandes desvios sustentados da inflação em relação ao objetivo, em ambos os sentidos.
  • O conjunto de instrumentos disponíveis permanece inalterado e a escolha, a conceção e a implementação dos mesmos possibilitarão uma resposta ágil a novos choques.
  • Mudanças estruturais, como a fragmentação geopolítica e económica e a cada vez maior utilização de inteligência artificial, tornam o enquadramento da inflação mais incerto.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje os resultados da avaliação da estratégia, os quais apresenta numa declaração atualizada sobre a estratégia de política monetária.

No seguimento da avaliação da estratégia efetuada em 2020 e 2021, o Conselho do BCE anunciou que analisaria periodicamente a adequação da sua estratégia de política monetária. A avaliação hoje publicada cumpre esse compromisso, assegurando que o nosso quadro, o nosso conjunto de instrumentos e a nossa abordagem continuam a ser adequados à sua finalidade.

A estratégia de política monetária permite ao Conselho do BCE responder eficazmente a alterações significativas do enquadramento da inflação. Tal é especialmente importante na medida em que as mudanças estruturais em curso – como a fragmentação geopolítica e económica, a cada vez maior utilização de inteligência artificial, as alterações demográficas e a ameaça à sustentabilidade ambiental – sugerem que o enquadramento da inflação permanecerá incerto e potencialmente mais volátil, com maiores desvios da inflação em relação ao objetivo simétrico de 2%.

A fim de manter a simetria do objetivo de inflação, é importante tomar medidas de política monetária adequadamente vigorosas ou persistentes em resposta a grandes desvios sustentados da inflação em relação ao objetivo, em ambos os sentidos. Tal ajudará a evitar a desancoragem das expectativas de inflação e o enraizamento dos desvios da inflação face ao objetivo.

“Tenho o prazer de anunciar que, na sua mais recente reunião, o Conselho do BCE aprovou a estratégia de política monetária atualizada do BCE”, afirmou a presidente Christine Lagarde. “Esta avaliação foi uma oportunidade valiosa para desafiar a nossa forma de pensar, analisar o nosso conjunto de instrumentos de política monetária e ajustar a nossa estratégia, proporcionando‑nos uma base ainda mais forte para a condução da política monetária e o cumprimento do nosso mandato de manutenção da estabilidade de preços numa conjuntura cada vez mais incerta.”

Todos os instrumentos de política monetária atualmente ao dispor do Conselho do BCE permanecerão no conjunto de instrumentos. A sua aplicação em qualquer momento continuará a ser objeto de uma análise exaustiva da proporcionalidade. A escolha, a conceção e a implementação serão suficientemente flexíveis para permitir uma resposta ágil a alterações do enquadramento da inflação.

Nas decisões de política monetária, o Conselho do BCE tem em conta não apenas a trajetória mais provável da inflação e da economia, mas também os riscos e a incerteza em torno dessa trajetória, nomeadamente através de uma utilização apropriada de análises de cenários e de sensibilidade.

A estratégia atualizada será aplicada a partir de primeira reunião regular de política monetária do Conselho do BCE a realizar em 23 e 24 de julho de 2025. O Conselho do BCE tenciona avaliar periodicamente a adequação da sua estratégia de política monetária, estando a próxima avaliação prevista para 2030.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Stefan Ruhkamp (tel.: +49 69 1344 5057).

Notas

  • Antes da avaliação realizada em 2025, o Conselho do BCE efetuou avaliações da estratégia em 2003 e 2021.
  • Nos últimos 12 meses, o Conselho do BCE organizou seminários, apresentações, debates e reuniões dedicados à avaliação da estratégia.
  • A avaliação da estratégia resulta de um esforço de colaboração significativo durante esse período. Envolveu especialistas do BCE e dos bancos centrais nacionais da área do euro e foi organizada em duas vertentes distintas.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa